sábado, 29 de junho de 2013

Nosso Sol, uma estrela branca

O título não está errado, nossa estrela, para a surpresa da grande maioria das pessoas, não é uma estrela amarela e sim branca, mas por qual motivo?
 

Por causa da forma que nossa estrela nasceu e evoluiu, é uma estrela do tipo G2 V, com um pico de emissão em comprimentos de onda na cor verde e captados como luz branca em nossos olhos, mas o que isso significa?
 

Cada estrela tem uma temperatura superficial, o que define seu tipo espectral e consequentemente sua temperatura. No caso do Sol, que possui uma temperatura em torno de 6000K, é do tipo G2. Além da temperatura, o que define sua característica é seu tamanho, no caso do Sol, uma estrela da sequência principal (anãs), sendo de classe V.
O fato de vermos o Sol amarelado é um efeito atmosférico, porém, como vemos na foto, do espaço, onde não tem atmosfera, vemos o Sol na sua verdadeira cor, o branco.

A imagem foi feita por um dos tripulantes da Expedição 36 a bordo da Estação Espacial Internacional, a ISS, enquanto o laboratório orbital estava sobre um ponto no sudoeste de Minnesota em 21 de Maio de 2013.
 

Fontes: Apostila de Fundamentos de Astrofísica Estelar do CASP; Nasa.

Autor: Thiago Prado



Nenhum comentário:

Postar um comentário