sábado, 23 de outubro de 2010

Tema central da atividade educacional

Língua Portuguesa/Produção de texto

Objetivos de aprendizagem

Produzir textos coerentes e criativos;

Refletir sobre algumas características de um conto de fadas, definir e diferenciar conceitos do universo desse tipo de narrativa;

Familiarizar-se com os contos de fadas modernos através de filmes/paródias;

Possibilitar, a partir da constatação da necessidade da troca de textos com os colegas e professores, a percepção do valor da releitura e da reescrita para transformar o texto em um material vivo sempre disponível para ser revisitado e reinventado.

Segmento de ensino e séries envolvidas

Ensino Fundamental -  5º ao 9º ano

Ferramentas da web 2.0 que serão utilizadas

Blog
Webquest
Correio eletrônico

Metodologia de aplicação

A turma deve ser estimulada a ler diferentes contos de fadas na internet e a partir daí escolher aquele com o qual mais se identifica para escrever uma paródia. O passo a passo dessa produção de texto está disponível na seguinte webquest


Forma de avaliação 

As atividades serão acompanhadas online e, sempre que houver necessidade, o professor poderá sugerir melhoras e dar dicas de como aperfeiçoar o trabalho. Será  analisado o posicionamento de todos (sem exceção), pois em sala há sempre estudantes que participam menos que outros. Uma das vantagens de trabalhar com um ambiente virtual é que tudo fica registrado na rede: quem entregou o quê, a que horas, como foi a participação de cada aluno nas discussões etc. 

As notas serão distribuídas a partir da avaliação dos seguintes critérios:

* se a linguagem está adequada ao leitor;

* se a história apresenta novos fatos e se os mesmos são abordados com criatividade;

* se tempo e espaço estão identificados;

* se o enredo tem personagens e elementos típicos de um conto de fadas;

* se a transformação foi coerente com a proposta;

* se os parágrafos foram bem organizados;

* se o texto está pontuado adequadamente;

* se o tempo de entrega dos trabalhos foram respeitados.
               
Cronograma 

6 semanas

Referências bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância.  Tecnologias na educação: ensinando e                                                         Aprendendo com as TIC –  Guia  do Cursista / Maria Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral. Brasília: Ministério da Educação, 2008.

ABRAMOVAY, M. Escolas Inovadoras: experiências bem-sucedidas em escolas públicas. Miriam Abramovay et alli – Brasília: UNESCO, 2004.

Internet
Revista Nova Escola. Plano de Aula. Geografia: Lição de casa com a web 2.0. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/estudo-rede-licao-casa-geografia-ambiente-virtual-528567.shtml>. Acesso em: 18/07/2010. 




 




 

A verdadeira história dos três porquinhos

Era uma vez um lobo que se chamava Lobo Mau. Mas, ao contrário, ele não era nada mau, era até muito bonzinho! Gostava de ler, de cantar e também de ajudar os outros vizinhos do bosque.

Um dia, Lobo Mau ficou sabendo que havia chegado três porquinhos no bosque em que morava. Eles se chamavam: Porcão, Porco e Porquito. Mas havia um problema: eles faziam parte da famosa “Gangue dos Três Porquinhos”, a GTP.

E assim que chegaram ao bosque, os três porquinhos foram passear para conhecer o “pedaço”. Logo avistaram uma casa muito bonita na esquina, era a casa do Lobo Mau (o tal lobo bonzinho). Não deu outra! Os porquinhos resolveram roubar a tal casa. Então, entraram na casa pela chaminé e fizeram o lobo de refém. Roubaram tudo que puderam: joias, dinheiro, eletrodomésticos, etc... Quando terminaram, fugiram sorrateiramente.

O Lobo Mau, que acreditava na justiça do bosque, foi à delegacia prestar queixa contra a GTP. No dia seguinte, o Lobo Mau viu os três porquinhos sendo presos e ficou muito feliz. Suas joias e parte do dinheiro roubado foram devolvidos. Os eletrodomésticos e outras coisinhas menores também foram recuperados. Assim, o Lobo Mau (ou Lobo Bonzinho, rs...) viveu feliz para sempre. E os três porquinhos da GTP? Esses também foram presos para sempre, me-re-ci-da-men-te!



Texto e ilustração: Wannyslane da Costa Leite, 11 anos.
Orientação: Prof.ª Elaine Cozendey / Turma: 502
Data: 07/10/2010
Unidade Escolar: Ciep Brizolão 141 – Vereador Said Tanus José







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