Tema central da atividade educacional
Língua Portuguesa/Produção de texto
Objetivos de aprendizagem
Produzir textos coerentes e criativos;
Refletir
sobre algumas características de um conto de fadas, definir e
diferenciar conceitos do universo desse tipo de narrativa;
Familiarizar-se com os contos de fadas modernos através de filmes/paródias;
Possibilitar,
a partir da constatação da necessidade da troca de textos com os
colegas e professores, a percepção do valor da releitura e da reescrita
para transformar o texto em um material vivo sempre disponível para ser
revisitado e reinventado.
Segmento de ensino e séries envolvidas
Ensino Fundamental - 5º ao 9º ano
Ferramentas da web 2.0 que serão utilizadas
Blog
Webquest
Correio eletrônico
Metodologia de aplicação
A
turma deve ser estimulada a ler diferentes contos de fadas na internet e
a partir daí escolher aquele com o qual mais se identifica para
escrever uma paródia. O passo a passo dessa produção de texto está
disponível na seguinte webquest:
Forma de avaliação
As atividades serão acompanhadas online
e, sempre que houver necessidade, o professor poderá sugerir melhoras e
dar dicas de como aperfeiçoar o trabalho. Será analisado o
posicionamento de todos (sem exceção), pois em sala há sempre estudantes
que participam menos que outros. Uma das vantagens de trabalhar com um
ambiente virtual é que tudo fica registrado na rede: quem entregou o
quê, a que horas, como foi a participação de cada aluno nas discussões
etc.
As notas serão distribuídas a partir da avaliação dos seguintes critérios:
* se a linguagem está adequada ao leitor;
* se a história apresenta novos fatos e se os mesmos são abordados com criatividade;
* se tempo e espaço estão identificados;
* se o enredo tem personagens e elementos típicos de um conto de fadas;
* se a transformação foi coerente com a proposta;
* se os parágrafos foram bem organizados;
* se o texto está pontuado adequadamente;
* se o tempo de entrega dos trabalhos foram respeitados.
Cronograma
6 semanas
Referências bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. Tecnologias
na educação: ensinando e
Aprendendo com
as TIC – Guia do Cursista / Maria Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral. Brasília: Ministério da Educação, 2008.
ABRAMOVAY, M. Escolas Inovadoras: experiências bem-sucedidas em escolas públicas. Miriam Abramovay et alli – Brasília: UNESCO, 2004.
Internet
Revista Nova Escola. Plano de Aula. Geografia: Lição de casa com a web 2.0. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/estudo-rede-licao-casa-geografia-ambiente-virtual-528567.shtml>. Acesso em: 18/07/2010.
A verdadeira história dos três porquinhos
Era uma vez um lobo que se
chamava Lobo Mau. Mas, ao contrário, ele não era nada mau, era até muito
bonzinho! Gostava de ler, de cantar e também de ajudar os outros vizinhos do
bosque.
Um dia, Lobo Mau ficou sabendo
que havia chegado três porquinhos no bosque em que morava. Eles se chamavam:
Porcão, Porco e Porquito. Mas havia um problema: eles faziam parte da famosa “Gangue
dos Três Porquinhos”, a GTP.
E assim que chegaram ao bosque,
os três porquinhos foram passear para conhecer o “pedaço”. Logo avistaram uma
casa muito bonita na esquina, era a casa do Lobo Mau (o tal lobo bonzinho). Não
deu outra! Os porquinhos resolveram roubar a tal casa. Então, entraram na casa pela
chaminé e fizeram o lobo de refém. Roubaram tudo que puderam: joias, dinheiro,
eletrodomésticos, etc... Quando terminaram, fugiram sorrateiramente.
O Lobo Mau, que acreditava na
justiça do bosque, foi à delegacia prestar queixa contra a GTP. No dia
seguinte, o Lobo Mau viu os três porquinhos sendo presos e ficou muito feliz.
Suas joias e parte do dinheiro roubado foram devolvidos. Os eletrodomésticos e
outras coisinhas menores também foram recuperados. Assim, o Lobo Mau (ou Lobo
Bonzinho, rs...) viveu feliz para sempre. E os três porquinhos da GTP? Esses
também foram presos para sempre, me-re-ci-da-men-te!
Orientação:
Prof.ª Elaine Cozendey / Turma: 502
Data:
07/10/2010
Muito legal!!!
ResponderExcluirmenina vc é D+.......
ResponderExcluir